segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Fronteiras e Fronteiras

É preciso esclarecer que a velocidade da comunicação e as tecnologias digitais não tornaram o mundo pequeno. Ligar-se em rede e diminuir as fronteiras do mundo é uma escolha, algo como uma camada adicional de sociabilidade disponível somente agora para alguns, e que também, somente para alguns, faz sentido acionar.

As redes de comunicação propiciadas pela Internet têm a propriedade da conectividade e, ao mesmo tempo, são suscetíveis de funcionar como instrumentos de integração e exclusão.

A revolução tecnológica pode consolidar as desigualdades sociais e também aprofundá-las, produzindo um distanciamento cognitivo entre os que já convivem com ela e os que estão sem acesso a ela.

Através desse ambiente comunicacional, as fronteiras se relativizam e tem-se a possibilidade de adicionar, às noções de espaço e tempo tradicionais, uma nova noção de espaço, ou seja, o ciberespaço.

Assim, o acesso à Internet e aos seus instrumentos ainda é um fenômeno assimétrico, que pode levar ao mesmo tempo a um processo de exclusão e de integração sociais e pode nos dar uma sensação de um mundo sem fronteiras, devido, principalmente, ao aniquilamento do espaço pelo tempo.

Cada vez mais, tem sido comum ouvir por aí que há uma sensação de que a passagem de tempo está aparentemente mais rápida... Sinais do tempo ou do ciberespaço?

*

Ângelo Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário